Páginas

terça-feira, 12 de maio de 2015

Leitura Mágica de Abril. Menos Atrasada...

   Ainda um pouco atrasada, mas finalmente postando minhas páginas do Projeto Leitura Mágica para abril. Metas do mês: romance de época e ficção científica. Quase fácil.
   A meta de romance de época foi ótima porque eu descobri que quase tudo que lemos é romance. A definição de romance é:  uma obra literária que apresenta narrativa em prosa, normalmente longa, com fatos criados ou relacionados a personagens, que vivem diferentes conflitos ou situações dramáticas, numa sequência de tempo relativamente ampla. A sequencia de tempo é a chave. pode não ser linear, mas deve poder ser reconstruída (será que pode ser no futuro? Siiiimmmm!). Romance de época é aquele que descreve uma ápoca específica da história, geralmente no passado, seus costumes e comportamentos. Se for baseado em fatos reais é Romance Histórico.
   Escolhi Orgulho e Preconceito de Jane Austen, que foi considerada uma autora modernista no Século XVIII. O que eu achei? Digamos que, se fosse uma pintura, seria em tons pastéis muito diluídos. Reflexo da época, é claro. Mas fiz uma página com fundo vermelho.

   No tema ficção científica viajei com prazer. Adoro tudo que não é desse mundo. O gênero tem como característica principal a presença da ciência como componente essencial. Pode também discutir o impacto da ciência, tanto verdadeira como imaginada, sobre a sociedade e/ou os indivíduos.
   A escolha não foi fácil, pois adoro vários autores do gênero. Mas escolhi um novo, pois esse é meu objetivo esse ano, ampliar os horizontes da minha leitura. E não me decepcionei. Perdido em Marte, de Andy Weir é maravilhoso. e não é só pela reação de produção de hidrogênio a partir da hidrazina, sobre um catalisador de irídio. O romance é bom mesmo. A página, antes que eu fique aqui falando e falando e falando...

   Agora estou começando A Coisa (It) de Stephen King. E já tive o primeiro pesadelo. Parei, vou ler unzinho da Série Mortal e depois volto.
   Beijos meus amigos! Espero que gostem das minhas leituras e leiam também!